Rede de Cooperação Alternativa – RCA

O Iepé é uma das dez organizações que integra a Rede de Cooperação Alternativa – RCA, uma aliança entre organizações indígenas e indigenistas que atuam na Amazônia brasileira, voltada a promover a cooperação, a troca e o intercâmbio de conhecimentos, saberes, experiências e capacidades, para fortalecer a autonomia e ampliar a sustentabilidade dos Povos Indígenas no Brasil.

A RCA é hoje constituída por 10 organizações-membro, sendo 4 indigenistas e 6 indígenas.São elas: ATIX – Associação Terra Indígena Xingu; APINA – Conselho das Aldeias Wajãpi; FOIRN – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro; HAY – Associação Yanomami; OPIAC – Organização dos Professores Indígenas do Acre; Wyty-Catë – Associação Wyty-Catë dos Povos Indígenas Timbira do Maranhão e Tocantins; CTI – Centro de Trabalho Indigenista; CPI-AC – Comissão Pró-Índio do Acre; ISA – Instituto Socioambiental; e Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena.

Em comum, todas essas organizações atuam na Amazônia brasileira, mantêm fortes afinidades políticas, temáticas e metodológicas em seus trabalhos junto a diferentes povos indígenas e vêm nos últimos anos influenciando as políticas públicas dirigidas aos índios e à proteção da floresta amazônica. O campo de ação dessa articulação foi delimitado pelas organizações membro em termos da realização de atividades coletivas de intercâmbios, seminários temáticos, encontros regionais, produção e difusão de publicações e monitoramento das políticas públicas indigenistas e ambientalistas. A RCA desenvolve atividades que direta e indiretamente atingem mais de 60 povos das 28 terras indígenas abrangidas pela ação das 10 organizações indígenas e indigenistas que a integram.

Desde 2009, o Iepé foi escolhido para secretaria-executiva da RCA. Suas atividades são difundidas no blog: www.rca.org.br
logo_redebrasil(vyty-cati) logo_iepe logo_apina logo_atix logo_ccpy logo_cpi-ac logo_foirn
logo_hutukara logo_isa logo_CTI logo_opiac logo_wyty-cate-fake

Login Form