Notícias

Iepé publica livro sobre a arte cerâmica dos povos Wayana e Aparai

Fruto de um trabalho coletivo de pesquisadores indígenas, o Livro da Argila reúne saberes destes povos acerca da confecção e dos usos dos artefatos cerâmicos

Baixe o livro na íntegra na Infoteca do Iepé: http://bit.ly/livro_da_argila

O rico universo de conhecimentos, saberes e fazeres relacionados à cerâmica dos povos Wayana e Aparai, que vivem às margens do Rio Paru de Leste, extremo norte do estado do Pará, são o tema da nova publicação do Iepé, “O Livro da Argila, Ëliwë Pampila, Orino Papeh” – nas línguas wayana e aparai, respectivamente, ëliwë e orino significam “argila”, e, por extensão, a categoria cerâmica –, organizado por Iori Leonel van Velthem Linke e Lúcia Hussak van Velthem.

Leia mais ...

Iepé realiza mais uma etapa de acompanhamento das atividades dos Agentes Socioambientais Indígenas do Oiapoque

Na ocasião, os agentes realizaram a soltura dos tracajás e visitaram o Lago Maruane, lugar de referência para os indígenas da região

Entre os dias 29 de abril e 6 de maio, o Iepé realizou mais uma etapa de acompanhamento dos Agentes Ambientais Indígenas (AGAMIN) nas aldeias das Terras Indígenas do Oiapoque. A ocasião envolveu atividades de manejo dos quelônios, monitoramento territorial e trocas de conhecimentos sobre o território com o objetivo de fortalecer a articulação dos AGAMIN com as comunidades e promover ações coletivas de gestão territorial e ambiental nas TI’s do Oiapoque. O acompanhamento contou com a participação dos agentes socioambientais das cinco regiões, acompanhados por representantes do Iepé, FUNAI, TNC, Unifap e ICMBio.

A soltura dos tracajás ocorreu nas regiões do Rio Urukauá e Rio Uaçá e faz parte do projeto de etnoconservação dos quelônios, que vem sendo realizado desde 2004 na região do Oiapoque. Primeiramente, na aldeia Kumenê, foi realizada uma grande palestra na escola, com mais de 200 crianças e professores, sobre a importância do cuidado com o mewka (tracajá na língua palikur).

Leia mais ...

Iepé, Greenpeace e WWF organizam Encontro Regional de Proteção de Áreas Marinhas no Amapá

Em pauta estiveram a criação de Resex Marinha da Costa do Amapá e a proteção dos Corais da Amazônia

foto: Greenpeace

No último sábado, dia 28 de abril, aconteceu o Encontro Regional de Proteção de Áreas Marinhas no porto de Santana, no Amapá. A bordo do navio Esperanza, do Greenpeace, as instituições organizadoras, pesquisadores, órgãos do governo, pescadores artesanais, lideranças indígenas e assessores parlamentares se reuniram para construir uma aliança para a proteção dos corais da Amazônia e da costa do Amapá.

Leia mais ...

Nota de pesar: Oiapoque perde Dona Xandoca

O Iepé registra com pesar o falecimento de Alexandrina dos Santos, carinhosamente conhecida entre os Povos Indígenas de Oiapoque como Dona Xandoca, no último dia 27 de março, em Macapá. Matriarca dos Karipuna da Aldeia Santa Isabel, Dona Xandoca foi pioneira nas mobilizações que originaram a AMIM – Associação das Mulheres Indígenas em Mutirão. Parteira e artesã, profunda conhecedora das plantas e da cultura de seu povo, era considerada sábia e grande liderança, de fala forte, carismática e dona de olhos azuis extremamente amorosos para com todos que desembarcavam em sua aldeia. O Programa Oiapoque do Iepé se despede de Dona Xandoca com um abraço solidário a sua grande família, amigos e aos Karipuna do Amapá.

Organizações e movimentos sociais lançam nota de repúdio ao projeto que libera a cana na Amazônia

O Iepé, juntamente com cerca de 40 organizações da sociedade civil e movimento sociais, torna pública nota de repúdio ao projeto do Senado Federal que pretende liberar a plantação de cana-de-açúcar na Amazônia.
Confira a nota na íntegra abaixo ou em pdf:

Leia mais ...

Iepé realiza quarta etapa do Curso de Formação de Agentes Socioambientais Indígenas do Oiapoque

Disciplinas tiveram como foco a capacitação dos estudantes para a realização de pesquisas e para o envolvimento com políticas socioambientais 

Entre os dias 29 de janeiro e 20 de fevereiro, o Iepé realizou, em parceria com a TNC, no Centro de Formação da Terra Indígena Uaçá, a quarta etapa do Curso de Formação de Agentes Socioambientais Indígenas (AGAMIN) do Oiapoque. Nesta etapa, foram ministradas três disciplinas, durante as quais os 40 AGAMINs puderam aprender e discutir sobre diferentes metodologias e técnicas de pesquisa, sobre os conceitos e políticas socioambientais, além de dar continuidade às suas pesquisas acerca da alimentação, caça e pesca nas Terras Indígenas do Oiapoque, e planejar as futuras atividades nas aldeias.

 

Foto: Eldely Iaparrá

Leia mais ...

Entidades desmentem acordo anunciado por Rodrigo Maia acerca de mudanças no licenciamento ambiental

Em carta pública, organizações afirmam que o presidente da Câmara quer criar um falso ambiente de entendimentos para atender aos interesses da bancada ruralista

O Iepé e cerca de 50 organizações da sociedade civil assinam uma carta pública, divulgada hoje, desmentindo a declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, de que haveria um acordo entre ambientalistas e representantes do agronegócio acerca do Projeto de Lei 3.729/2004, que propõe mudanças nas regras de licenciamento ambiental no Brasil. Para as entidades, a afirmação de Maia visa “criar um falso ambiente de entendimentos” para permitir que o Congresso dê andamento ao desmonte da política de licenciamento ambiental, atendendo aos interesses econômicos da bancada ruralista, e ignorando o alerta de diversos setores – como o Ministério Público Federal, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, organizações da sociedade civil, associações de servidores de órgãos ambientais e associações de municípios – sobre os graves riscos a que tais mudanças expõem o meio ambiente.

Confira a carta na íntegra abaixo ou em pdf:

Leia mais ...

Iepé promove discussões entre Agentes Socioambientais Wajãpi sobre experimentos de aceleração do crescimento das capoeiras

Encontros tiveram como principal objetivo a troca de experiências entre os agentes e o planejamento coletivo dos próximos plantios

 

O Iepé promoveu, de 1 a 8 de fevereiro, visitas e discussões entre uma equipe de Agentes Socioambientais Wajãpi (ASA) sobre os seus experimentos de aceleração do crescimento das capoeiras, realizados na busca por soluções para a falta de bons lugares para fazer roça, principalmente em áreas de ocupação mais antiga. Esta etapa do acompanhamento das atividades dos ASA teve como objetivos específicos a troca de experiências entre os agentes, a comparação entre os diferentes experimentos e a elaboração conjunta, a partir dessa primeira experiência, de um planejamento para os próximos plantios.

Leia mais ...

Morre Geraldo Lod, patriarca dos Galibi Kali´na

É com grande pesar que o Iepé comunica o falecimento do Sr. Geraldo Lod, patriarca da aldeia São José, na última quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro de 2018.

Sr. Geraldo coordenou na metade do século passado a expedição marítima que trouxe os Galibi Kali’na para o Brasil, fixando residência às margens do rio Oiapoque, conforme retratado na exposição “Eles Partiram para o País dos Brancos” (Museu Kuahí / Iepé, 2010). Fez parte de um pequeno grupo de grandes lideranças indígenas da região, intitulado, nos idos de 1970,  “Conselho dos Caciques”, responsáveis pelo início da luta política organizada dos Povos Indígenas de Oiapoque. 

Leia mais ...

Iepé contrata Assessor Indigenista

 

Foto: Ruben Caixeta

Confira as informações no edital em anexo. Clique aqui

Login Form