Nota de pesar: Oiapoque perde grande sábio Palikur-Arukwayene

O Iepé registra com profundo pesar o falecimento do Sr. Manuel Antônio dos Santos, mais conhecido como Wet, no dia 23 de junho de 2018. Grande sábio Palikur-Arukwayene, Wet inspirou as novas gerações com seus ensinamentos sobre os fenômenos da natureza e os seres invisíveis, sendo um profundo conhecedor da cosmologia e história palikur.

Mestre em contar histórias, o Sr. Wet é um dos autores do livro “Waramwi: a cobra grande”, publicado pelo Iepé em 2013 (Baixe o livro no link: https://www.institutoiepe.org.br/infoteca/livros/waramwi-cobra-grande/) que contém um belo relato sobre a história da cobra grande, rico em detalhes sobre um mundo aquático povoado por diferentes seres, com suas relações e seus modos de conhecer.

O Sr. Wet foi e será uma referência não só para o povo Palikur, mas para todos os povos indígenas do Oiapoque, sendo um dos mais reconhecidos artistas da região, produzindo esculturas, escudos e bancos que circulam o mundo, e integram várias coleções etnográficas.

No ano de 2016, o Sr. Wet protagonizou um grande Turé do povo palikur, Kayka Aramtem, apresentando para os mais jovens o ritual que não era realizado há 36 anos na região do Urukauá. Com sua partida, se perde também uma enciclopédia da floresta.

Comentários

Fábio Maffei 03-07-2018, 00:13

Que perda! Durante meses morei perto dele. Tenho ótimas lembranças dele. Vai em paz!!

Comentário

Deixe um comentário


Login Form