Iepé promove curso sobre a lei 11.645 no Amapá

data

Educação para as relações étnico-raciais: dialogando sobre os povos indígenas e a implementação da lei 11.645/08 no Estado do Amapá.

Curso de Difusão Cultural

A Lei nº 11.645/2008 estabelece que as instituições de ensino incorporem em seus currículos conteúdos e reflexões sobre as histórias e culturas dos povos indígenas do Brasil. Este curso almeja discutir novas abordagens para esta temática nos ambientes educacionais, visando à formação de profissionais que respeitem e valorizem a diversidade sociocultural do país. O escopo geral é fomentar a discussão e difundir conteúdos etnográficos, históricos e contemporâneos sobre os povos indígenas do Brasil, com especial ênfase para a diversidade indígena no Amapá e norte do Pará, trazendo informações sobre a situação sociopolítica atual, bem como sobre seus modos de vida, práticas e conhecimentos. Quase sempre envoltos em um quadro de preconceito e discriminação, os povos indígenas têm tido um tratamento equivocado e insuficiente e os livros didáticos ajudam a compor uma visão estereotipada e distorcida, sendo deficientes na abordagem da diversidade étnica existente no país. Pretende-se com este curso possibilitar o diálogo para a construção de um pensamento crítico que problematize os conteúdos e formas que os materiais didáticos abordam a questão indígena, bem como, discutir as razões pelas quais essa temática, historicamente, mantém-se pouco aprofundada nos ambientes educacionais, propiciando também, o acesso a materiais e propostas de práticas de ensino que contemplem as histórias e culturas indígenas e sua contemporaneidade.

Local: Biblioteca Pública Estadual Eucy Rodrigues Lacerda, Rua São José 1800, Centro – Macapá.

Período: 19 a 23 de outubro, das 14 às 18 horas.

Programação

19/10 Uma educação para as relações étnico-raciais: refletindo sobre a construção de identidades no contexto brasileiro.

20/10 A diversidade étnica contemporânea: quem são, como são e onde vivem os povos indígenas no Brasil?.

21/10 O direito a diferença e as identidades: dialogando sobre o lugar dos povos indígenas no mundo contemporâneo.

22/10: Do preconceito à convivência na diversidade: reflexões sobre a temática indígena na educação.

23/10 Os currículos e os povos indígenas: como construir práticas pedagógicas que valorizem a sociodiversidade do país?

Público alvo: professores, estudantes universitários, técnicos e gestores públicos.

Ministrante: Ana Blaser (mestra em Desenvolvimento Sustentável/UnB –  Assessora de Formação no Iepé e Formadora da Temática Indígena na Secretaria Municipal de São Paulo).

Certificação: Terão direito a certificado os participantes que tiverem 80% da presença no curso.

Inscrição: o curso é gratuito. A inscrição pode ser feita entre os dias 09 e 16 de outubro, com Edilza Serrano ([email protected]). Tel: 3223-7633 / 3223-2052

Realização: Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena

Rua Leopoldo Machado, 640. Macapá

Apoio: Embaixada da Noruega e Rainforest Foundation Noruega

Mais
notícias