Iepé e CPI-SP promovem encontro entre Índios & Quilombolas de Oriximiná sobre gestão territorial

JPG com logos Final

Com o apoio do Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena e da Comissão Pró-Índio de São Paulo, índios e quilombolas de Oriximiná (Pará) realizam, de 14 a 16 de novembro de 2014, um encontro de trocas de experiências sobre gestão territorial.

Os índios das TIs Trombetas/Mapuera, Nhamundá/Mapuera, Parque do Tumucumaque e Paru d’Este estão procedendo diagnósticos socioambientais de seus territórios para elaboração dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental em parceria com o Iepé. Os quilombolas da TQ Alto Trombetas, com o apoio da Comissão Pró-Índio, iniciaram em 2014 as conversas sobre os planos de gestão territorial e a oportunidade de adotarem essa nova ferramenta para planejar os usos atuais e futuros de seu território.

O encontro será uma oportunidade para trocar tais experiências. E também mais um momento para dialogar sobre as diversas ameaças que afetam tanto os territórios indígenas quanto quilombolas na Calha Norte do Pará, como a retomada dos estudos das hidroelétricas do Rio Trombetas.

A articulação teve início em 2012 com o 1º Encontro Índios & Quilombolas de Oriximiná, no quilombo Abuí promovido pela Comissão Pró-Índio, Iepé e Cooperativa do Quilombo. Em 2013, a articulação teve continuidade com a campanha “Índios & Quilombolas: juntos na defesa dos direitos territoriais” que buscou agilizar a regularização das suas terras e denunciar a expansão das atividades da Mineração Rio do Norte nas áreas quilombolas.

Deixe um comentário


Login Form