Indígenas e Quilombolas de Oriximiná realizam Ato em Belém pela regularização de suas terras

data

Na Semana da mobilização nacional indígena (30/09 a 05/10) Indígenas e Quilombolas de Oriximiná realizam Ato em Belém pela regularização de suas terras

IndioseQuilombolas_cfundo (1)

Em 2 de outubro em Belém, Índios e Quilombolas de Oriximiná (Pará) somam-se à Mobilização Nacional Indígena na defesa de seus direitos constitucionais.

O grupo protestará em Belém contra a demora na regularização de suas terras e o avanço da exploração minerária.

Desde abril de 2013, o relatório de identificação da Terra Indígena Kaxuyana/Tunayana está pronto aguardando a publicação pela presidência da Funai. A mesma demora ocorre com o processo Terra Quilombola Alto Trombetas, cujo relatório de identificação está pronto e não é publicado pelo Incra.

Enquanto a titulação não é concretizada, a Mineração Rio do Norte – cujos acionistas são Vale do Rio Doce, BHP Billiton, Rio Tinto Alcan, Companhia Brasileira de Alumínio, Alcoa Alumínio, Alcoa World Alumina, Hydro e Alcoa Awa Brasil Participações – avança nos planos de expansão da área de exploração de bauxita atingindo territórios quilombolas Alto Trombetas e Jamari/Último Quilombo/Moura onde vivem 13 comunidades.

Programação:

Dia 02/10/2013:

  • Coletiva de imprensa às 10:00 no Hotel Beira Rio (Av. Bernardo Sayão, 4804. Belém/PA)
  • Ato público “Índios & Quilombolas de Oriximiná: juntos na defesa de direitos territoriais” às 18:00 em frente à FAMAZ (Faculdade Metropolitana da Amazônia, Belém/PA)

logos-campanha-quilombolas-indios

Mais
notícias