Iepé promove curso sobre conhecimento científico e saberes indígenas

data

O Iepé promove, de 05 a 09 de Agosto de 2013, em Macapá o curso “Encontros e Desencontros entre o Conhecimento Científico e os Saberes Indígenas”, para ténicos e gestores públicos estaduais e federais, que trabalham com a temática indígena e socioambiental no Estado do Amapá. O período do curso será das 14 a 18 horas.

Os diálogos entre conhecimentos indígenas e o conhecimento científico tem ocorrido em diversos âmbitos, passando pela escola diferenciada, projetos nas áreas de saúde, pesquisas envolvendo saberes de interesse mercadológico (plantas medicinais, alimentícias e de uso cosmético) e formações de diversas ordens. Esse curso busca fornecer elementos para pensar esses encontros, iluminando o problema que lhe é subjacente: o embate entre regimes de conhecimento diversos, ou seja, entre modos de autorizar, circular, transmitir e produzir conhecimentos. O curso partirá de uma desconstrução da noção de conhecimento tradicional e das etnociências, para enveredar por algumas teorias indígenas do conhecimento. Em seguida abordaremos uma leitura antropológica da ciência, com o intuito de evidenciar os mecanismos de produção da ciência moderna, lançando um olhar crítico sobre as possibilidades de diálogos e encontros entre o regime científico e alguns regimes indígenas. Haverá sessões dedicadas a discutir casos específicos desses encontros, com o objetivo de refletir sobre os possíveis efeitos desse embate sobre a vida de grupos indígenas.

Realização: O curso é promovido pelo Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena no âmbito das atividades do Pontão de Cultura “Arte e vida dos povos indígenas do Amapá e norte do Pará”, instituído em 2008, com apoio do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura. Um dos objetivos do Pontão é aprimorar a formação de pessoal qualificado para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas para o reconhecimento, fortalecimento e valorização dos patrimônios culturais indígenas do Amapá e norte do Pará. Esta edição do curso conta com apoio da Embaixada da Noruega no Brasil.

Cartaz Curso Joana

Ministrante: Joana Cabral de Oliveira (Doutora em Antropologia / CestA-USP)

Maiores informações com Edilza Serrano ([email protected]), nos telefones 96-3223-2052 e 3223-7633.

Mais
notícias