Exposição Transfronteiriça é apresentada no Museu Sacaca

data

A exposição em banners,“Articulação Transfronteiriça dos Povos Indígenas: Brasil, Suriname e Guiana Francesa”, que registra a série de encontros que o Iepé vem promovendo desde 2008 entre representantes indígenas do Brasil (norte do Pará e Amapá), Guiana Francesa e Suriname, para discutirem questões de interesse comum e os desafios de viverem na região do Planalto das Guianas, foi inaugurada no último dia 20/04/2012, no Museu Sacaca, em Macapá – AP.

A exposição está montada na Maloca Multiuso e integra a programação da Semana do Índio de 2012 em Macapá.

Neste mesmo dia foi realizada Primeira Mostra Cultural dos Povos Indígenas Wayana, Apalai e Tiriyó de Matawaré, que inclui banners, objetos produzidos por esses povos e apresentações culturais. Participaram do evento de inauguração da exposição e da mostra cultural representantes dos povos indígenas do Parque do Tumucumaque, bem como estudantes e professores de escolas públicas e de universidades, além do público em geral.

A mesma exposição está em exibição no Museu Kuahí, na cidade de Oiapoque, também integrando a programação da Semana do Índio naquela cidade, que recebeu, em novembro de 2011, o Quarto Encontro Transfronteiriço, que reuniu mais de 160 participantes provenientes dos três países vizinhos.

Mais
notícias