Iepé promove terceiro Encontro Transfronteiriço no Suriname

data

Começou no último dia 07 de dezembro, na região de Galibi, no Suriname, o Terceiro Encontro Transfronteiriço de Articulação entre Representantes de Povos Indígenas da Guiana Francesa, Suriname e Brasil (Amapá e norte do Pará). Contando com cerca de 80 participantes, entre representantes indígenas e indigenistas, este Terceiro Encontro Transfronteiriço tem como pauta de discussão a questão das terras indígenas e sua gestão sócio-ambiental; problemas sociais nas comunidades indígenas: drogas, uso abusivo do álcool, violência contra as mulheres; línguas indígenas, educação e o futuro dos jovens; mudanças climáticas, efeitos nas comunidades indígenas e mecanismos internacionais; situação dos povos não contatados; o impacto de projetos de infra-estrutura sobre as terras indígenas e o movimento indígena nos três países.

Estes temas foram definidos na plenária do segundo encontro, realizado no ano passado, entre 1 e 4 de dezembro de 2009, na cidade de Saint Georges de l´Oyapock na Guiana Francesa, do qual participaram mais de 170 pessoas. Este, por sua vez, foi antecedido do primeiro encontro, realizado em Macapá entre 10 e 13 de novembro de 2008, que contou com 53 representantes dos três países. Esses encontram visam a articulação em rede de atores indígenas e indigenistas desta região transfronteiriça em torno de propostas de desenvolvimento sustentável para os povos indígenas.

O encontro é promovido pelo Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena e pela VIDS – Association of Indigenous Village Leaders of Suriname, contando com apoio da Foag – Fédération des Organisations Autochtones de Gyane, e patrocínio da Rainforest Foundation da Noruega. O encontro encerra-se no dia 10 de dezembro de 2010, quando serão aprovadas as propostas discutidas.

Encontro_no_Suriname

transfronteirico

Mais
notícias