Museu Kuahi, no Oiapoque, recebe exposição dos Wajãpi

data

No dia 29 de maio, o Museu Kuahí dos Povos Indígenas do Oiapoque inagurou a exposição temporária Jane Reko Mokasia – Organização Social dos Wajãpi. Esta exposição foi elaborada pelos pesquisadores Wajãpi como parte das ações do Plano de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Wajãpi. Com artefatos, fotos, textos, desenhos e ambientações, a exposição pretende mostrar aspectos do modo de vida do povo Wajãpi. Inaugurada inicialmente na Fortaleza São José de Macapá, no final de 2008, a remontagem da exposição no Museu Kuahí deve ficar aberta ao público até outubro de 2009.

A inaguração contou com a presença do presidente da Funai, Márcio Meira, do prefeito de Oiapoque, vereadores, lideranças indígenas do Oiapoque, representantes do governo do Estado do Amapá, Funai e do Iepé, além de uma delegação de índios Wajãpi, que passou uma semana em Oiapoque, fazendo a monitoria da exposição.

A exposição foi realizada pelo Apina-Conselho das Aldeias Wajãpi e Iepé, com apoio do Museu do Índio-Funai, Museu Kuahí, AER-Funai Macapá e Oiapoque e Secult.

Um catálogo especialmente preparado para a exposição está sendo distribuído aos visitantes.
 

Mais
notícias