Planalto das Guianas

O Planalto das Guianas é uma região reconhecida mundialmente pela riqueza de seus recursos naturais e por abrigar uma grande diversidade sociocultural. Mais de 30.000 índios habitam o Amapá, o Norte do Pará, a Guiana Francesa e o Suriname, pertencentes a diferentes povos. São os Aparai, Galibi Marworno, Kali’na, Karipuna, Kaxuyana, Lokono, Palikur, Teko, Tiriyó (Trio), Wajãpi, Wayana e Zo’é.

Mapa

Os povos indígenas que hoje habitam essa região possuem uma história em comum de relações comerciais, políticas, matrimoniais e rituais que remonta a pelo menos três séculos. As redes de intercâmbio que sempre existiram nessa região estão na base de um perfil cultural comum na região como um todo. Essas relações não deixaram de existir nem se deixaram restringir aos limites das fronteiras nacionais, mas foram profundamente impactadas pela consolidação dessas fronteiras e pelas diferentes políticas indigenistas implementadas pelos países que ali se constituíram.

Apesar de viverem realidades diferentes em cada um de seus países, todos os povos indígenas vivenciam uma mesma tensão entre duas tendências distintas, que marcam a região do Planalto das Guianas: a da conservação ambiental, de um lado, e a da exploração predatória, de outro. O embate entre essas duas tendências condiciona o futuro das florestas e dos habitantes que nela vivem.

mapa

Mosaico de Áreas Protegidas do Oeste do Amapá e Norte do Pará – Clique para saber mais.

Login Form