Fórum dos Jovens Protagonistas do Mosaico da Amazônia Oriental

data

Aconteceu no período de 28 a 30 de novembro, em Macapá, mais um Fórum do Projeto Jovens Protagonistas do Mosaico da Amazônia Oriental. O objetivo é fortalecer a participação de jovens na gestão territorial das áreas protegidas inseridas no Mosaico e construir um plano de ação a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

O evento contou com a participação de 50 jovens procedentes da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Iratapuru, Perimetral Norte, Médio Araguari, Quilombo do Cunani e Terra Indígenas do Oiapoque. O projeto Jovens Protagonistas nasceu com o propósito de convidar jovens a assumir o protagonismo de suas próprias vidas e das comunidades onde vivem.

O educador popular Leonardo Rodrigues ressaltou a finalidade do evento. “O objetivo é trazer essa juventude para essa perspectiva de que é um mosaico em seus aspectos culturais, étnicos, biológicos, sociais, biodiversidade, entre tantas outras. O segundo momento é trazer essa juventude para a autonomia protagonista e participar de forma mais efetiva nas suas comunidades”.

A jovem indígena Luane Anica, da aldeia de Santa Izabel, localizada no Oiapoque, também participou do evento e descreveu sua participação. “O Fórum foi algo que trouxe o reconhecimento de coisas que a gente não sabia e ver em comum também algo com o não indígena. Trouxemos coisas da nossa realidade e juntou com a realidade dos outros. Fizemos um aglomerado de coisas importantes que a gente deve fazer depois desse Fórum”.

Michel Rodrigues, jovem de Laranjal do Jari, relatou sobre o que é ser um jovem protagonista. “O jovem protagonista é um jovem que se põe a frente e não como massa de manobra. Ele reivindica todo o seu direito, não importando só consigo, mas como o todo”.

O Fórum com Jovens Protagonistas do Mosaico da Amazônia Oriental é uma realização do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPÉ), em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Coletivo Jovem do Meio do Mundo.

Texto e Fotos: Alessandra Lameira

Mais
notícias