Agentes Sociambientais Indígenas (AGAMIN) do Oiapoque participam de coleta de amostras ambientais para avaliação de contaminação de mercúrio no rio Cassiporé

data

Entre os dia 6 e 11 de agosto, quatro agentes socioambientais indígenas (AGAMIN) do Oiapoque participaram de atividade de campo no rio Cassiporé com apoio do Iepé, ICMBio, IEPA, UEAP e PUC-RJ. Os agentes Zanilda Narciso Lourenço e Caviano Forte da aldeia Kumarumã, Edivaldo Labontê da aldeia Kumenê, Gilmar Nunes André da aldeia Uahá e Rosenilda Santos Martins da aldeia Santa Isabel partiram de madrugada de Oiapoque a bordo do barco do ICMBio, circundando o Cabo Orange, que dá nome ao Parque Nacional e seguiram para a foz do rio Cassiporé. Ao longo da bacia foram realizadas coleta e triagem de 51 amostras de peixes, 269 amostras de sedimentos, amostras de água e de ar.

Triagem dos peixes coletados do Rio Cassiporé

Os Agamins participaram de todas as atividades de campo, contribuindo com seu conhecimento do ambiente local e dos peixes da região. Aprenderam com os pesquisadores do IEPA e UEAP os procedimentos para coleta, triagem e preservação de amostras que serão enviadas para análise da contaminação de mercúrio.

Rosenilda, AGAMIN da aldeia Santa Izabel preparando amostras para análise

Pesquisas realizadas na região em 2012 comprovaram o alto índice de contaminação do peixes do rio Cassiporé, que nasce na região do conhecido garimpo do Lourenço. A análise da contaminação de mercúrio nos peixes, principal fonte de proteína para as comunidades da região, contribuirá com dados importantes para a principal fase do projeto “Impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia Oriental: Uma abordagem integrada saúde-ambiente”, a análise da contaminação nos seres humanos. O projeto, que vem sendo gestado pelo Iepé, WWF, ICMBio e Fundação Osvaldo Cruz, analisará não só a contaminação de mercúrio em diversas regiões do Amapá, mas também avaliará em profundidade a relação dessa contaminação com a saúde das comunidades indígenas e ribeirinhas.

Mais
notícias