Iepé e Museu do Índio promovem oficina sobre peixes, pesca e conhecimento

data

Entre os dias 27 de setembro e 03 de outubro de 2014, o Iepé em parceria com o Museu do Índio da Funai promoveram no Museu Kuahí dos Povos Indígenas do Oiapoque uma oficina de sistematização de dados do Projeto “Peixes, Pesca e Conhecimentos”. A oficina reuniu toda a equipe do Museu Kuahí, além de quinze representantes indígenas de diferentes povos e regiões das Terras Indígenas do Oiapoque, especialmente pessoas mais idosas, cujo conhecimento e contribuição revelou-se de grande importância.IMG_20140929_092220041

As informações sobre os peixes e a pesca na região do Oiapoque,  que foram trabalhadas durante a oficina, são o resultado de uma longa pesquisa colaborativa sobre este tema, realizada pela equipe de pesquisadores indígenas do Museu Kuahí, em todas as regiões e principais lugares de pesca das TIs do Baixo Oiapoque. Durante os levantamentos em campo, a equipe contou com a orientação da pesquisadora Pauline Laval do Musée National d’Histoire Naturelle de Paris.

A oficina de sistematização de dados foi conduzida por Lux Vida (Iepé – USP), Anne Courtois Vidal (cenógrafa e professora de Arte) e Pauline Laval, com apoio do equipe do Programa Oiapoque do Iepé. Foram produzidos durante as oficinas inúmeros desenhos (peixes, lugares de pesca, técnicas e armas de pesca e calendários). Foram registradas muitas histórias e entrevistas, assim como produzidas fotos e vídeos. Consta uma lista exaustiva das espécies de peixes encontradas na região, com o registro do nome científico, na língua vernacular, patoá e palikur, além de outras informações técnicas.

A sistematização de todo esse material coletado e organizado pela equipe do Museu Kuahí deverá resultar numa exposição e numa publicação que contará com apoio do Iepé e do Museu do Índio, no âmbito de uma parceria estabelecida entre as duas instituições para apoiar ações de formação, pesquisa e difusão de conhecimentos indígenas na região do Oiapoque.

 

Mais
notícias