Iepé realiza curso sobre “Cultura e História dos Povos Indígenas de Oiapoque” para técnicos do projeto ABC da Fruticultura

data

Nos dias 21 e 22 de maio no Museu Kuahí, em Oiapoque, a coordenadora do Programa Oiapoque / Iepé, Ana Paula N. Fonte, em colaboração com a especialista em projetos indígenas da TNC, Roselis Mazurek e a professora do SOMEI/SEED, Edilena dos Santos ministraram o curso “Cultura e História dos Povos Indígenas de Oiapoque”. O público-alvo foram técnicos da Embrapa, do Instituto Estadual de Florestas – IEF e da Funai, responsáveis pelas atividades de campo do projeto Açaí, Banana e Citros – ABC da Fruticultura Familiar dos Povos Indígenas de Oiapoque. O objetivo do curso foi aprimorar a formulação e realização das diferentes etapas do projeto, visando o reconhecimento, valorização e fortalecimento cultural dos Povos Indígenas de Oiapoque.

DSCN4713

O curso introduziu o debate sobre cultura e diversidade cultural, apresentou um breve histórico dos povos indígenas de Oiapoque e aprofundou aspectos da cultura material e imaterial relevantes ao desenvolvimento das atividades do projeto. Domingos Santa Rosa, coordenador do Comitê Gestor do Programa Indígena da BR-156 – COGEPI contribuiu com uma apresentação sobre os processos participativos de elaboração do Plano de Vida e do Programa de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas de Oiapoque, seguida por uma dinâmica que permitiu aos representantes das instituições visualizarem suas contribuições atuais e potenciais para sua implementação.

O curso contou com a participação de lideranças indígenas como o cacique José Damasceno, da aldeia Açaizal (que concentra boa parte das atividades do projeto ABC), além de apresentação dos pesquisadores indígenas do Museu Kuahí sobre o desenvolvimento da pesquisa sob a ótica dos valores culturais indígenas.

Mais
notícias