Encontro Anual de Donos de Aldeia no Tumucumaque e Assembleia da Apitikatxi

data

No período de 05 a 09 de Novembro de 2012, a APITIKATXI realizou na aldeia Missão Tiriyó, por ocasião do VI Encontro de Caciques da faixa Oeste do Parque Tumucumaque, mais uma Assembleia Geral dos Povos Indígenas Tiriyó, Kaxuyana, Txikuyana do Parque  Indígena do Tumucumaque que contou com a participação de mais de trinta caciques e lideranças Indígenas que moram em aldeias espalhadas na faixa oeste desta Terra Indígena, compreendendo um público de aproximadamente 200 pessoas. Tratou-se de um duplo evento (encontro de caciques e assembleia). Este encontro, como de costume dividiu-se em dois momentos sendo três dias para discussões internas das comunidades (sem presença de não índios) e dois dias para os representantes dos órgãos governamentais e não governamentais.

Esse ano, a pedidos dos caciques, houve um diferencial dentre os participantes, além da presença de todas as lideranças do Tumucumaque Oeste, participaram, pela primeira vez caciques Tiriyó das aldeias Matawaré, Cachoeirinha, e Iyaherai, (faixa Leste do Tumucumaque), cinco lideranças do Suriname (das aldeias Kuwamala e Sipaliwini) e três representantes Zo’e. Já durante o segundo momento (Assembleia) fizeram-se presentes, a Deputada Janete Capiberibe e sua assessoria, Julia (assessora do Senador Randolfe), o Procurador da República Dr. Miguel, Prof. Adalberto Carvalho (Secretário de Educação), Nilma Pureza (Chefe do DSEI/AP), Aldiere Orlando (Chefe do NEI/AP), Coaracy Maciel (SEPI), Jairo Bezerra (FUNAI) Jean Paulo (SEED) Leo Mendes (SEINF), Denise Fajardo, Jeciane Souza e Andreia Vaz (Iepé).

O encontro dos donos de aldeia ocorreu nos três primeiros dias. Em discussões internas, os caciques discutiram problemas comuns, a partir da realidade de cada aldeia, debatendo propostas e formulando reivindicações para serem apresentadas aos órgãos de governo. Uma carta pública foi redigida com demandas para os órgãos públicos nas áreas de saúde, educação escolar, proteção territorial e meio ambiente.

Esta carta  foi lida na presença dos representantes do órgãos governamentais, afim de obterem respostas imediatas aos problemas, visto que, são reivindicações que se arrastam ao longo do tempo, e que, até o momento não foram atendidas. A Deputada Janete Capiberibe ouviu atentamente e se comprometeu a buscar apoio em Brasilia por meio de emendas parlamentares que garantam recurso para transporte aéreo, mas além disso, também prometeu que vai novamente provocar o Ministério da Defesa para que seja retomado o antigo apoio da FAB tanto no que diz respeito ao fornecimento de combustível para o gerador da Missão Tiriyó, quanto no transporte de passageiros indígenas em aeronaves militares.

No ensejo da assembleia, a coordenadora do Programa Tumucumaque, Denise Fajardo, entregou ao cacique geral e ao presidente da APITIKATXI, todo o material contendo textos imagens e falas geradas durante oficinas e reuniões realizadas no âmbito das atividades relacionadas ao Programa de Documentação de Culturas Indígenas do Museu do Índio.

Mais
notícias