Ações de Valorização Cultural no Tumucumaque foram destaque em evento no Museu do Índio

data

O Museu do Índio, no Rio de Janeiro, realizou, em parceria com o Iepé, no último dia 24 de março de 2011, quinta-feira, uma mesa redonda voltada às ações de valorização cultural e formação de professores e pesquisadores indígenas Aparai, Wayana, Tiriyó e Kaxuyana, que habitam as terras indígena Parque do Tumucumaque e Paru d´Este, no norte do Pará e Amapá. A mesa-redonda presidida pelo diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho, contou com a participação do Presidente da Funai, Márcio Meira, e do coordenador-executivo do Iepé, Luis Donisete Benzi Grupioni, e com apresentações de Lúcia Hussak van Velthem e Kutanan Wajãpi Wayana, que falaram sobre ações de valorização cultural entre os Wayana e Aparai, e de Denise Fajardo Grupioni, Ubirajara Kesu Tiriyó e Agnaldo Waratava Kaxuyana, que falaram sobre ações de formação de professores indígenas e de valorização cultural entre os Tiriyó e Kaxuyana. Os representantes indígenas do Amapá e norte do Pará, que viajaram ao Rio de Janeiro a convite do Museu do Índio, puderam conhecer as dependências do Museu e participar de reuniões sobre os projetos realizados em parceria entre o Iepé e o Museu do Índio.

Nessa mesma noite foram lançados um conjunto de quatro publicações: duas sobre a arte gráfica dos povos do Tumucumaque (Livro da arte gráfica Wayana e Aparai e Arte Visual dos Povos Tiriyó e Kaxuyana: padrões de uma estética ameríndia) e dois livros de alfabetização (Pape Mïretom Yomukatohu – Livro de alfabetização na língua Kaxuyana e Murehti Enpato Panpira Serë – Livro de alfabetização na língua Tiriyó ), editados pelo Iepé com apoio do Museu do Índio.

O uma apresentação da lingüista Bruna Franchetto dos principais resultados alcançados até agora pelo Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas-PROGDOC, que também foi objeto de exposição fotográfica exposta nos espaços Muro do Museu e Varanda do Museu. Os povos do Tumucumaque participam desse projeto, no componente documentação cultural.

IMG_7860 IMG_7864

IMG_7864Evento contou, ainda, com

Mais
notícias